ORÁCULO CIGANO.

Baralho Cigano

SIGNIFICADO DAS CARTAS 

 

1 – O MENSAGEIRO – NOVE DE COPAS( (EXU):
SIMBOLOGIA – 
Esta figura significa o homem em ação, em busca da sabedoria, da autoconfiança e do conhecimento interior. Também é a criatividade presente no ser humano. Representa as ações, A capacidade de mudar o rumo das coisas.

MENSAGEM - Alcançará seus objetivos. Se estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte está ameaçada.Todo cavaleiro é destemido e tem a ousadia dentro de si, o que demonstra a necessidade de acreditar em si mesmo e em seu próprio potencial. Ele não recua diante dos obstáculos ou dos caminhos desconhecidos, logo é o “senhor de sua montaria”, exatamente como os Cavaleiros da Távola Redonda.
O cavaleiro tem o impulso para enfrentar a vida e sempre traz alguma coisa, seja bom ou ruim, logo significa que algo está a caminho, mas ainda não chegou. Algo está na sintonia do consulente.Significa o movimento, a transformação da energia espiritual em material. A alegria de viver, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O sexo em sua forma mais primitiva.
A forma positiva leva à ação realizadora, à manifestação das propostas do Plano Terra e a atividade dos objetivos propostos.

2 – O TREVO – SEIS DE OUROS
SIMBOLOGIA – Este arcano é representado por um trevo de quatro folhas. Significam os tropeços da vida, as desorientações, mas que não trazem muitas preocupações, porque são problemas passageiros, de fácil solução.
MENSAGEM – 
As dificuldades serão passageiras, se acreditar que possui a força infinita da sabedoria.Em nossa vida sempre vamos encontrar algumas pedras pelo caminho. Os problemas surgem para que os enfrentemos de frente, pois somos capazes de superá-los.

Esta carta representa os obstáculos, os pequenos problemas (de fácil solução), os empecilhos que surgem para testar e aumentar a nossa força de vontade e determinação em prosseguir.

Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que já se materializou na vida da pessoa.

3 – O NAVIO – DEZ DE ESPADA (YEMANJÁ)

SIMBOLOGIA – É representado pela figura de um navio em águas revoltas. Estas águas significam a segurança na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importância de todos os sentimentos.
MENSAGEM – Mudanças positivas em todos os aspectos: físico, espiritual e material. Se vier perto da carta que significa você, é sinal de viagem breve.A função de um navio é fazer viagens e mudanças externas, ou seja, o deslocamento físico. Um navio também busca novos horizontes, o que deve ser a ação do consulente, no sentido de dar um novo rumo à trajetória de sua existência. Lembra dos desbravadores do mar? Pedro Alvares Cabral, Cristóvão Colombo e tantos outros buscaram novas terras.Significa saúde, viagens, mudanças e a transmutação. Está sempre em movimento e possui grande capacidade de adaptação a novas realidades.
A forma positiva demonstra saúde ou grande capacidade de recuperação, mudanças favoráveis, transformação da rotina.
Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanças. Há perigo de doenças ou debilidade nas defesas.

4 – A CASA – REI DE COPAS

SIMBOLOGIA - É representada pela figura de uma casa que mostra seu próprio lar e todos que dele participam. Indica a confiança, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Também significa o equilíbrio cósmico.
MENSAGEM – 
Quando estiver localizada abaixo do que designa você, é melhor ficar alerta com as pessoas ao seu redor. Do contrário, terá sorte.

A casa (ou edificação) representa o ambiente onde se mora, se estuda, se trabalha ou o ambiente religioso.
Pode ser a casa interna do consulente, pois toda casa representa estrutura, solidez e equilíbrio. Por isso mostra um lado racional para que o próprio equilíbrio seja mantido.
É uma carta parada e no negativo indica rigidez na personalidade do consulente.

 Significa o lar, o lugar seguro, o ponto de retorno e de recuperação, onde se está protegido e em equilíbrio.

Na sua forma positiva significa que a pessoa tem um lugar seguro, que a sua reposição de energia ocorre continuamente. A pessoa está protegida das influências negativas externas.
Na sua forma negativa mostra que está havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa só se sente bem em outros lugares.


5 – A ÁRVORE – SETE DE COPAS (OXÓSSI)

SIMBOLOGIA - Tal como o elemento que representa, esta lâmina demonstra a fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e também a força da vitalidade que existe em cada um.
MENSAGEM – 
Quando esta carta aparece longe de que indica você, é sinal de boa saúde. Quando aparece perto, indica sorte e progresso.A árvore tem raízes que crescem primeiro, antes de gerar frutos, portanto há um crescimento lento, porém com base. Significa progresso, prosperidade, fertilidade.

Representa, inclusive, a família, por causa de árvore genealógica.Significa a fartura, a abundância, o crescimento de tudo o que foi plantado.
Na forma positiva significa que tudo que se quer semear será colhido em abundância. Novas oportunidades surgirão trazendo fartura à mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos.
Negativa significa que está havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que não se está conseguindo completar o que se começou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida à mesa.

6 – AS NUVENS – REI DE PAUS (IANSÃ)

SIMBOLOGIA - É simbolizada por um céu cinzento e assustador. Significa a instabilidade emocional, sensação de incapacidade em resolver os problemas. Também é sinal de mudanças lentas, tristeza.
MENSAGEM – 
As mudanças de sua vida deverão ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza serão passageiros.Uma nuvem escura significa o que está nebuloso: dúvidas, incertezas, ansiedades, ilusões, fantasias, confusão de sentimentos, preocupações, instabilidade mental. É o que não está claro.

Indica uma crise, porém passageira, pois a recuperação virá rápida, assim que os ventos da confusão passarem. A criança começa a frequentar a escola. Conhece outras pessoas, outra realidade. Tem de conciliar rapidamente o velho com o novo. Começam as primeiras inseguranças e medos diante do novo.

São os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e não se aprisionar em nada. Confusão de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos.
Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto.
Negativa indica arrogância. Pessoa sob influência negativa, com prejuízo para a saúde e perda de interesse pela vida. A pessoa não consegue se ligar em nada, nem a ninguém. Tudo é motivo para brigas e discórdias, principalmente com quem mais gosta.

7 – A SERPENTE – DAMA DE PAUS (OXUMARÊ)

SIMBOLOGIA - Nesta carta, aparece a figura de uma serpente venenosa. Esta lâmina que tem muita carga negativa, significa que traições e forças externas ocultas estão agindo em seu campo astral.
MENSAGEM -
 Se este arcano estiver perto da carta que representa você, é sinal que poderá passar por alguns riscos como traições.

A cobra é sempre um sinal de perigo, pelo seu veneno, pois ataca com o bote. Significa a traição, brigas, intrigas, discórdias, maledicência e desarmonias.
A cobra também representa a sexualidade (kundalini) do consulente e a maneira como ele a expressa.
Outro aspecto é a auto-sabotagem (medo e insegurança que paralisam) e a necessidade de defesa.Começa a pré-adolescência e o desejo de auto-afirmação, que leva a competições acirradas.

Significa discórdia, desarmonia, intriga e maledicência. A ilusão das falsas aparências. Traição; inveja.
Se positiva, representa o arco – íris com sua beleza ilusória e de promessas de brilho e riquezas.
Negativa significa o rastejar da cobra, o deslizar sorrateiro e intencionalmente maléfico, sempre pronta para dar seu bote mortal.

8 – O CAIXÃO – NOVE DE OUROS (EGUNS)
SIMBOLOGIA -
 É simbolizada pela figura de um caixão de defunto que representa momentos de ruptura. Por outro lado, refere-se às forças ocultas do inconsciente que podem levar à destruição, mas também a evolução.
MENSAGEM – 
Se estiver afastado da figura que representa você, é sinal de mudanças benéficas. O contrário, significa acontecimentos ruins.

A vida é feita de ciclos que se iniciam e se encerram, portanto esta carta significa a renovação, o renascimento (não a morte física) após um novo aprendizado, logo as transformações internas, profundas e necessárias que o consulente precisa se deparar. Com isso traz nova etapa que será cumprida com o aprendizado já conquistado.
O caixão representa o mundo interior do consulente, são as mudanças de valores, a quebra de padrão de comportamento, é o aprendizado interno.

Significa a destruição; a perda definitiva; perdas materiais; doenças graves; a morte.
Na forma positiva demonstra que a perda está próxima ou já configurada. Existe um claro objetivo de interromper um 

desenvolvimento.
9 – AS FLORES – DAMA DE ESPADAS (NANÃ)


SIMBOLOGIA – 
As flores simbolizam a felicidade, alegria e beleza, a fraternidade e a união das pessoas. Também indica a realização de todas as possibilidades e sonhos.
MENSAGEM -
 Esta carta representa a felicidade em todos os aspectos da vida. É um arcano ligado à alegria, realização em todos os setores da vida. As flores sempre alegram uma pessoa e enfeitam um ambiente. Esta carta simboliza as alegrias, o contentamento, a satisfação e o entendimento entre as pessoas. Mostra as coisas boas no lado afetivo e indica namoro também.

Simbolicamente, o ramalhete de flores é a imagem da perfeição espiritual, logo representa a Cigana Espiritual do(a) consulente(a).Com a juventude, um dos períodos mais felizes: o jovem descobre como pode ser forte em grupo (fazendo parte dele).Significa alegria, satisfação íntima; felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte; contentamento.

10 – A FOICE – VALETE DE OUROS

SIMBOLOGIA – Uma foice ceifando o trigo representa a destruição do tempo, a morte. É a perda dolorosa no momento certo, o perigo, a transformação e o desprendimento.

MENSAGEM – Esta lâmina traz perigo de ruptura e separação. Mas se esta carta estiver rodeada de outras positivas, indica a possibilidade, uma nova chance que surge.

A função de uma foice é cortar e separar, a saber:
1) cortar: esta carta representa o rompimento, a interrupção, a separação, o término e o corte.
2) Separar: esta carta também representa as decisões a serem tomadas, logo as escolhas, pois separa o joio do trigo.
Também significa a distância que precisamos manter numa determinada questão e a necessidade de se fazer ajustes na relação ou na vida, pois a foice também apara.Começa o desejo de independência com relação aos pais, sendo ainda dependente.

11 – O AÇOITE – VALETE DE PAUS
SIMBOLOGIA – 
Tem o símbolo de um grande chicote que representa a força, o poder mental. Também pode indicar o poder judiciário e a chance de um acordo em família.
MENSAGEM – 
De acordo com a situação, este arcano representa o uso abusivo da força, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessário da sabedoria e da intuição.

Também significa a necessidade de se dedicar a algo, com rédeas curtas, ou seja, se esforçar para atingir os objetivos, correr atrás do que se quer, ter empenho para obter êxito.
A magia e o poder pessoal (poder de persuasão) também são indicados por esta carta e a conseqüente intenção ou força da mente que é utilizada para se concretizar os objetivos.Começam os primeiros conflitos interiores. Necessidade de aceitação e afirmação.

12 – OS PÁSSAROS – SETE DE OUROS
SIMBOLOGIA -
 A imagem de um casal de pássaros juntinhos num galho de árvore representa o amor. Indica uma vida sentimental feliz. Este arcano quando aparece perto da carta A SERPENTE tem toda sua negatividade neutralizada.
MENSAGEM –
 Indica respeito pelo par. Também é um aviso para não sufocar o companheiro de ciúme.Esta carta é a única onde consta duas figuras: dois pássaros ou duas corujas ou dois pombos. Portanto indica namoro, romantismo, carinho.

É uma carta espiritual, pois nos remete a fé e a paciência, ou seja, a necessidade de deixar as coisas acontecerem, logo a necessidade de esperar, com confiança em si mesmo e na vida.
Outro significado é o abrir as asas para alçar voo, é a expansão, é o pensar alto.Tudo é sonho. Planos para o futuro. É o desejo de encontrar o parceiro para a vida toda.

13 – A CRIANÇA – VALETE DE ESPADAS
SIMBOLOGIA -
 É a figura de uma criança inocente que representa a alegria, a própria inocência, a naturalidade e a espontaneidade ainda presente no coração das pessoas.
MENSAGEM – 
Esta carta traz um conselho: você deve ficar bastante atenta com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas ações podem magoá-lo(a) profundamente.

Para uma criança tudo é novo e os acontecimentos representam novidades e jovialidade.
Esta carta significa a infância e os filhos. Também simboliza a criança interior e a postura de se estar aberto (receptivo) perante a vida.
Representa a necessidade de flexibilizar numa determinada situação, pois o radicalismo impede o fluxo natural da energia e tende a estagnação. percepção de que a infância ficou para trás e de que esse momento pode ser vivido de um novo modo, com entusiasmo e alegria. Tudo vai dar certo.

14 – A RAPOSA – NOVE DE PAUS
SIMBOLOGIA – 
Uma raposa esperando sua caça é o que traz este arcano. Com esta figura, ele simboliza as armadilhas da vida, as traições, a deslealdade e a salvação pela astúcia.
MENSAGEM – 
Se aparecer perto da que representa você, é porque é muito invejado(a). Já se aparecer longe, é sinal de que está se prejudicando com sua inveja e cobiça.

Também representa a feminilidade, o charme e a sedução de uma mulher.A raposa ouve muito bem, é silenciosa e é observadora, usa a cautela e a estratégia como precaução. A raposa é inteligente e aproveita as oportunidades que a vida oferece, por isso ela presta atenção em tudo, antes de agir.
Outro significado é “a outra ou o outro” numa infidelidade conjugal. Começam os primeiros erros. A vida em sociedade exige maior “jogo de cintura”. É necessário ser esperto para sobreviver.

15 – O URSO – DEZ DE PAUS
SIMBOLOGIA – 
Nesta carta, aparece a figura ameaçadora de um grande urso. Ela representa a falsidade dos amigos. Também mostra a inveja de pessoas próximas e queridas.
MENSAGEM – 
Você deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo “amigo-urso”. Sentimentos ruins como inveja, a cobiça podem interferir nas energias do seu campo astral.

Esta é uma carta polêmica, pois alguns livros dizem que é a pior carta do baralho. Porém, ela tem vários significados.Carta de alerta: Cuidado com algum rival e cuidado para não entrar em depressão. O pleno desabrochar da sexualidade. É arrebatado pela paixão.

16 – AS ESTRELAS – SEIS DE COPAS
SIMBOLOGIA -
 Esta grande estrela cintilante é o símbolo de sua força espiritual e da sua intuição, energias que devem vir à tona nos momentos difíceis de sua jornada.
MENSAGEM -
 É um sinal para que tenha fé em suas intuições. Quando o arcano As nuvens estiver por perto. Ela indica desequilíbrio na vida amorosa.

Dizem que a estrela é a conversa entre Deus e o homem, através dos anjos que nos acompanham e é a luz espiritual, pois nunca estamos sozinhos e há uma mão invisível que nos aponta a melhor direção, portanto devemos confiar na nossa própria intuição e na providência divina, mas depende de nós querermos ou não trilhar o caminho indicado.
Esta carta nos remete a necessidade da contemplação e a presença da inspiração e criatividade na vida de uma pessoa, principalmente dos artistas. Significa a Intuição (para atingirmos os nosso objetivos ou sonhos) e a Proteção Espiritual que sempre nos acompanha. Por isso devemos acreditar em nossa luz, em nosso brilho e na própria capacidade pessoal.Começa a indagar sobre qual o significado da sua existência: “De onde vim? Para onde vou?”

17 – A CEGONHA – DAMA DE COPAS
SIMBOLOGIA – 
Nesta carta, aparece uma cegonha levando um galho no bico. Este arcano representa novidades, em muitos setores de sua vida.
MENSAGEM – 
Simboliza o início de um novo ciclo em sua vida. Este arcano também indica que seus caminhos estão abertos a novas experiências e a prósperos empreendimentos principalmente no campo pessoal.

A cegonha é considerada uma ave de bom agouro, pois traz a surpresa e o inesperado, pois nunca sabemos se virá um bebê ou não. Se é menina ou menino, se são gêmeos ou não. Esta carta representa o imprevisto, a novidade, o que chega de uma forma inesperada. Daí a necessidade de vivermos no agora de uma forma inteligente, sem pressa ou ansiedade.Aceitação de tudo o que é novo. O homem volta-se para si mesmo, analisando o que pode mudar nele e no mundo.

18 – O CÃO – DEZ DE COPAS
SIMBOLOGIA -
 É representada por um cão em posição de guarda. Esta carta simboliza a amizade leal, sincera, a força, o apoio e o carinho das pessoas amigas.
MENSAGEM – 
Significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. É sinal para ficar alerta se a carta As nuvens estiver por perto. Ela indica desequilíbrio na vida amorosa.

O cão é o melhor amigo do homem e o cavalo é o melhor amigo de um cigano.
Seu comportamento é de fidelidade, companheirismo e lealdade. Nos aceita, nos entende e nos apoia, pois inspira confiança. E, além do mais, não pede nada em troca.Ao começar a atingir a maturidade, o homem prefere um menor número de amigos e uma amizade de nível superior.

19 – A TORRE – SEIS DE ESPADAS
SIMBOLOGIA – 
Esta torre alta e com aspecto sóbrio representa o “eu” verdadeiro. Também mostra que você passa por uma fase de busca de seu autoconhecimento.
MENSAGEM -
 Este arcano mostra a você que as respostas que tanto espera estão dentro de você mesmo(a). É só procurar as soluções que deseja em seu interior.

A torre simboliza o isolamento necessário para a meditação, para a oração e para o silêncio. É a necessidade de entrar em contato com o Eu Interno e para promover a elevação espiritual. É o momento propício para a própria observação, para o autoconhecimento, e o autocontrole sobre si mesmo.
Esta carta representa o destino, o karma, o que é necessário (e inevitável) acontecer na vida de uma pessoa. O homem fica mais sério. Volta-se para o seu próprio mundo.

20 – O JARDIM – OITO DE ESPADAS
SIMBOLOGIA -
 Esta carta é representada pela paisagem de um jardim bastante fértil e pacífico, envolvido por uma aura de energia.
MENSAGEM -
 O Jardim é um arcano que traz um conselho a você; é hora de colher tudo o que plantou, pois o momento é de paz. Aproveite a tranqüilidade para refletir sobre todas as suas ações.

O jardim é um lugar onde plantamos e colhemos, logo exige o nosso cuidado e atenção. Se não plantamos, não colhemos nada, então é o retorno dos nossos esforços empregados. É o mérito e o reconhecimento das nossas ações.
Às vezes é o nosso jardim interno que precisa ser cultivado.As necessidades de convivência. O contratempo à seriedade anterior.

21- A MONTANHA – OITO DE PAUS
SIMBOLOGIA – 
Representada por uma montanha rochosa, esta carta simboliza a força, o equilíbrio, a perseverança, a justiça e também é o alerta para o perigo próximo.
MENSAGEM – 
Se aparecer perto da carta que representa você, mostra o alcance de seus objetivos. Longe, é sinal de perda do que já foi conquistado em sua vida.

Esta carta representa a justiça (terrena ou divina) e todo o seu universo, processos judiciais, heranças, disputas legais, leis, procurações e papeladas.Começa a perceber os seus limites, que sua liberdade termina onde começa a das outras pessoas. Deseja ter a sua própria família.

22 – OS CAMINHOS – DAMA DE OUROS
SIMBOLOGIA -
 É representada pela paisagem de uma de uma estrada larga, comprida e sem qualquer obstáculo. Esta carta mostra que seus caminhos estão abertos e que poderá existir uma saída para todos os problemas que surgirem.
MENSAGEM – 
Você está no rumo certo e realizará os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.

Esta carta significa a estrada da vida, os caminhos a serem percorridos. Os caminhos sempre nos indicam caminhar na rota conhecida ou nos aventurarmos por um novo atalho. É a possibilidade de explorar novos territórios e descobrir coisas novas. Começa a fazer uso do livre-arbítrio ao definir as suas escolhas. Há a dúvida entre permanecer numa situação conhecida (a família de origem) e enfrentar uma desconhecida (a família que poderá ter).

23 – O RATO – SETE DE PAUS
SIMBOLOGIA -
 Um grande rato comendo um pedaço de queijo indica que algo importante de sua vida está sendo roubado. Você precisa de proteção na saúde e no setor material.
MENSAGEM -
 Há a possibilidade de contrair doenças sem gravidade. Se a carta As Estrelas aparecer próxima a esta, é sinal de que poderá recuperar o que foi roubado.

Esta carta representa o furto, o roubo, o prejuízo, a doença, a perda, a miséria e o desgaste (físico, emocional, mental e energético).
Porém, o rato é um animal persistente que não desanima e vai atrás do queijo, quando alguém muda a posição do mesmo. Logo, também significa a persistência que devemos ter numa situação.Toda escolha traz em si o medo de não ter feito o que era melhor. Quando optamos por uma coisa, perdemos outras.

24 – O CORAÇÃO – VALETE DE COPAS
SIMBOLOGIA – 
É representada pela figura de um grande coração e simboliza o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixão forte e a felicidade que está presente neste momento de sua vida.
MENSAGEM – 
Você viverá uma grande paixão em breve. Também indica que deverá ajudar as pessoas que pedirem o seu auxílio.

O simbolismo desta carta é universal, pois representa o amor e a afetividade, a compaixão e a solidariedade. Indica os sentimentos nobres, o entusiasmo, o romantismo, o colorido da vida, a ternura e o carinho. É aqui que reside o calor humano. Deixa o coração livre para receber e dar amor.

25 – A ALIANÇA – ÁS DE PAUS
SIMBOLOGIA – 
Este arcano traz a figura de um par de alianças de ouro entrelaçadas e simboliza uma união duradoura ou mesmo a possibilidade de um relacionamento amoroso firme.
MENSAGEM –
Se aparecer ao lado direito da carta que representa você, é sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no relacionamento conjugal.

O anel é outro símbolo universal de união e reconciliação,cooperação e apoio de pessoas que se Unem para atingir objetivos que não poderiam ser alcançados de maneira isolada.Representa os vínculos, os acordos, os elos e as alianças que fazemos, sejam afetivas, familiares, profissionais e sociais.A consolidação do Amor e da escolha por ter sua própria família.

26 – O LIVRO – DEZ DE OUROS.

SIMBOLOGIA – Traz a figura de uma pilha de livros sobre uma escrivaninha. Esta carta simboliza a necessidade de aquisição de conhecimento e cultura.
MENSAGEM – 
Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido(a) será um sucesso absoluto. Por isso, o momento é ideal para se testar. Não tenha medo de colocar a sua capacidade e a sua felicidade à prova.

O livro representa o esforço intelectual, logo os estudos e as pesquisas; 0 trabalho ou o investimento.
Resumindo, esta carta simboliza o lado profissional ou estudantil do consulente.A manutenção da família requer preparo (estudo) e trabalho.

27 – A CARTA – SETE DE ESPADAS

SIMBOLOGIA - É representada pela figura de um envelope. Indica comunicação, informação e também é um aviso para guardar seus segredos.
MENSAGEM – 
Se este arcano vier seguido da carta Os Ventos, é sinal de notícias boas. Mas se esta carta estiver perto da que representa você, é sinal que as notícias poderão causar sofrimento.

Uma carta sempre traz notícias, convites, propostas, um desabafo ou um diálogo. A carta proporciona o contato entre as pessoas, seja pessoalmente ou via telefone, sms, e-mail, skype, facebook ou msn.
Também significa a comunicação, a necessidade de se expor com clareza ou a divulgação de um trabalho. Logo, reflete o momento da autorrevelação. Não está  mais sozinho. Falar e ouvir. Expressando as suas idéias.  Compartilhá-las em casa, no trabalho.

28 – O CIGANO – ÁS DE COPAS
SIMBOLOGIA – 
Traz a figura de um cigano forte e bonito, destemido, empunhando uma espada, que corta os males e protege a pessoa que o procura. Simboliza o homem ideal e honesto para as mulheres.
MENSAGEM -
 Este arcano é você, se quem consulta é homem. Também representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.

Esta carta significa a polaridade yang, o lado positivo, ativo e racional, representa o consulente homem ou qualquer energia masculina. Pode ser o pai, o marido, o irmão, o chefe, o vizinho, o amigo.A mulher encontrou o seu homem. O homem deve refletir sobre as suas ações: atingiu a maturidade.

29 – A CIGANA – ÁS DE ESPADAS
SIMBOLOGIA -
 É representada pela figura de uma cigana jovem, bonita e cheia de vida. Ela olha para as cartas como quem consegue desvendar o futuro. Este arcano representa a amada para os homens.
MENSAGEM -
 Se quem consulta é uma mulher, esta carta representa você e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.

Esta carta significa a polaridade yin, o lado negativo, receptivo e emocional, representa a consulente mulher ou qualquer energia feminina. Pode ser a mãe, a esposa, a irmã, a chefe, a vizinha, a amiga. O homem encontrou a sua mulher. A mulher atingiu a maturidade e deve ponderar sobre qual é o seu papel na sociedade.

30 – OS LÍRIOS – REI DE ESPADAS
SIMBOLOGIA -
 É a figura que significa paz interior, harmonia, enfim, uma vida feliz.
MENSAGEM – 
Se esta carta aparecer perto do arcano que representa você, é sinal que é uma pessoa honesta. Caso apareça abaixo deste arcano é porque você tem caráter duvidoso. Se a carta As Nuvens vier perto deste arcano, é sinal de grande sofrimento em família.

Esta carta representa as virtudes como a paz interior, a tranqüilidade, a serenidade, a pureza, a bondade e a harmonia.
A verdadeira paz espiritual é uma conquista pessoal, exigindo esforço, dedicação e procura.Faz-se uso dos valores morais.

31 – O SOL – ÁS DE OUROS
SIMBOLOGIA – 
A imagem da paisagem de um sol ardente significa a plenitude da vida, a energia e o positivismo. Esta é uma carta alto-astral.
MENSAGEM -
 Quando este arcano estiver perto da carta que representa você, é sinal de fortuna e saúde. Se aparecer longe, indica sentimentos como desânimo, fraqueza e tristeza diante dos obstáculos.

O sol é a fonte da luz, do calor e da vida e seu raios representam as influências celestes ou espirituais recebidas pela terra.
Significa vitalidade, força, energia vital, sucesso, clareza e brilho intenso.Plenitude. O homem chegou ao auge da sua inteligência. Deve aprender a usar o poder.

32 – A LUA – OITO DE COPAS
SIMBOLOGIA -
 É representada pela figura de uma Lua Crescente e tem como significado a inconstância, a dúvida, os elementos ocultos.
MENSAGEM – 
Quando esta carta estiver ao lado direito da que representa você, é sinal de que terá reconhecimento por tudo o que faz. Se tiver do esquerdo, indica que passará por momentos de aflição.

Esta carta significa a emoção ou a carga emocional do consulente, daí a necessidade de estarmos atentos ao nosso mundo interior.
A lua tem 4 fases e cada fase representa um aspecto.: É necessário que o mundo reconheça o seu valor. Há, contudo, a necessidade de expressar os sentimentos e o reconhecimento de que é necessário “negociar”

33 – A CHAVE – OITO DE OUROS
SIMBOLOGIA -
 A figura chave que aparece neste arcano representa o sucesso, é a chave que abre as portas para os dias melhores que estão chegando.
MENSAGEM – 
Quando este arcano aparece próximo a carta que indica você, é sinal de que momentos de realização o(a) aguardam. Se aparecer longe, indica obstáculos e que seus caminhos poderão estar fechados.

A chave sempre abre ou fecha portas, portanto é o livre arbítrio do consulente, pois é ele quem vai decidir usar ou não a chave que possui nas mãos.Neste ponto, deve  haver equilíbrio na vida. Deve ter descoberto qual é a “chave”, qual o mistério da vida.

34 – OS PEIXES – REI DE OUROS
SIMBOLOGIA – 
Peixes nadando próximos a uma arca cheia de tesouros simbolizam bens materiais, negócios e também é sinal de lucros que vão aparecer na sua vida.
MENSAGEM –
 Perto de sua carta indica sucesso e bons negócios. Longe, é exatamente o contrário, indica crise financeira em seus empreendimentos futuros.

Esta carta representa a vida material ou financeira do consulente. Indica lucro (multiplicação) em novos empreendimentos e que o empenho na atividade profissional será recompensado.Descobre que os bens materiais acumulados não têm tanto valor quanto pensava. Projeta-se nos filhos.

35 – A ÂNCORA – NOVE DE ESPADAS
SIMBOLOGIA – 
Mostra uma grande âncora no fundo do mar e representa segurança material e financeira.
MENSAGEM – 
Para os negócios, segurança e estabilidade. Para o amor, depende da localização da carta: perto da que indica você, é sinal de um relacionamento sólido. Longe, quer dizer que este amor poderá passar por períodos de inconstância.A âncora estabiliza as embarcações, dá firmeza e sustentação para que as mesmas não fiquem a deriva. Portanto, significa solidez e segurança.Está no momento certo de sentir-se mais equilibrado e seguro do que nunca. Já viveu, conheceu  e aprendeu muito. Porém sente-se inseguro. Precisa de mais equilíbrio do que nunca. Está velho.

 36 - A CRUZ – SEIS DE PAUS

SIMBOLOGIA – É representada por uma grande cruz e simboliza a vitória em todos os sentidos, não importando os obstáculos que estejam em seu caminho. A cruz é poder.
MENSAGEM – 
Perto da carta que representa você, é sinal de vitória e proteção em todos os setores; longe, indica que energias negativas estão tentando influenciar sua vida. Na Cruz se juntam o céu e a terra; nela se confundem o espaço e o tempo. É a ponte entre dois mundos: o material e o espiritual.Fechou-se um ciclo. O espírito vale mais do que a matéria. Volta-se para os valores espirituais.

<

 “Acredito na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Acredito que todas elas foram inspiradas por Deus, e que eram necessárias para os povos a quem foram reveladas. Se pudéssemos ler as escrituras das diversas religiões com a cultura dos seguidores daquelas religiões, chegaríamos à conclusão que todas elas estão de acordo nos seus princípios básicos e que são úteis para todos.” (Gandhi)”.

A ORIGEM DOS ORÁCULOS - I



O que são os Oráculos, o que eles fazem? Nesta matéria, compilada e ampliada a partir da Enciclopédia Livre Wikipédia, você saberá tudo sobre os poderes mágicos dos Oráculos. Boa leitura!

Oráculos são seres humanos que fazem predições ou oferecem inspirações baseados em uma conexão com os deuses. No mundo antigo, locais que ganharam reputação por distribuir a sabedoria oracular também se tornaram conhecidos como "oráculos", além das predições em si mesmas.

Todos os povos da Antigüidade tiveram oráculos. Na mitologia escandinava, Odin levou a cabeça do deus Mimir para Asgard para ser consultada como oráculo. Na tradição chinesa, o I Ching foi usado para adivinhação na dinastia Shang, embora seja muito mais antigo e tenha profundo significado filosófico.

Os oráculos gregos constituem um aspecto fundamental da religião e da cultura gregos. O oráculo é a resposta dada por um deus que foi consultado por uma dúvida pessoal, referente geralmente ao futuro. Estes oráculos só podem ser dados por certos deuses, em lugares determinados, pelas pessoas determinadas e se respeitando rigorosamente os ritos: a obtenção do oráculo se assemelha a um culto. Além disso, interpretar as respostas do deus, que se exprime de diversas maneiras, exige às vezes um aprendizado.

Por extensão, o termo oráculo designa tanto o deus consultado como o intermediário humano que transmite a resposta, e ainda o lugar sagrado onde a resposta é dada. A língua grega distingue estes diferentes sentidos: entre numerosos termos, a resposta divina pode ser designada por χρησμός - khrêsmós, literalmente o fato de informar. Pode-se também dizer φάτις - phátis, o fato de falar. O intérprete da resposta divina é freqüentemente designado por προφήτης - prophêtê, aquele que fala em lugar (do deus), ou ainda μάντις - mántis. Por fim, o lugar do oráculo é χρηστήριον -kherêstêrion.

A mancia, isto é, o domínio da adivinhação, não é, no mundo grego antigo, constituído só pelas ciências oraculares. Os adivinhos como Tirésias são considerados personagens mitológicos: a adivinhação, na Grécia, não é assunto de mortais inspirados mas de pessoas que respeitam determinados ritos, embora a tradição tenha podido dar a impressão de tal inspiração, ou, literalmente, ἐνθουσιασμός - enthousiasmós, entusiasmo, isto é, o fato de ter deus em si. Mitologia, Religião resposta dada por uma divindade a quem consultava.

Qualquer objeto tipo moedacartasbuzios podem dar resposta com um ser humano para interpretar as respostas geralmente com um sim ou um não por exemplo vai chover hoje, joga-se uma moeda para cima e a moeda responde isto pode ser interpetrado como oráculo, outro exemplo é o das doze pedras de sal para dizer o mês que vai chover utilizado pelo sertanejo nordestino também pode ser interpretado como um oráculo um sistema de advinhação.

Sistemas de advinhação 

Então, qualquer objeto, como a moeda, as cartas, os buzios, etc. podem responder de maneira afirmativa e ou negativa; e também outros tipos de respostas, desde que exista um padrão já determinado no sistema. Lógicamente um ser humano interpreta estas respostas. Em geral eram eles os sacerdotes que faziam a ligação entre seres humanos comuns a um deus, por exemplo, vai chover hoje: joga-se uma moeda para cima e a moeda responde, isto pode ser interpetrado como oráculo. Outro exemplo é o das doze pedras de sal, para dizer o mês que vai chover, utilizado pelo sertanejo nordestino também pode ser interpretado como um oráculo um sistema de advinhação.

2 comentários:

  1. Sou uma pessoa sensitiva, com 26 anos de experiência no oráculo cigano! Seja um seguidor deste blog para poder ter acesso a perguntas diretas a cigana Iris.
    Contato: Skype cigana-01

    ResponderExcluir